terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Má gestão e falta de água prejudicam munícipes em Catandica

Por: John Chekwa (Texto e imagens)

Diariamente, os munícipes da vila de Catandica, na província de Manica, sofrem cortes no abastecimento de água potável, em parte, por causa da má gestão. A nossa reportagem visitou a nascente de rio Tulananga, que fornece este líquido precioso, e contatou as seguintes anomalias: falta de manutenção, má qualidade dos tanques de conservação de água – o que permite desperdícios – ligações clandestinas, tais como canalizações para regar as machambas naquela zona.
Para além destes problemas, há também indicação de baixo nível da nascente para a captação do precioso líquido, principalmente por causa da falta de chuva.
No local constámos, também, que há falta de noções técnicas para a conservação da água, uma vez que a conduta principal a partir da nascente está num lugar (em cima e não em baixo) que não permite um bom funcionamento. Devido aos problemas a que nos referimos, mais 24 mil habitantes do município de Catandica são abastecidos com dificuldades e queixam-se da falta de água.

O vereador da urbanização no município de Catandica, José Armando Zuca, reconheceu a existência dos problemas identificados e que prejudicam sobremaneira o abastecimento normal de água potável naquela autarquia.
Entretanto, o nosso interlocutor desdramatizou o que constatámos na nascente do rio Tulananga, tendo explicado que existe um trabalho contínuo de manutenção e limpeza do local com vista a garantir a disponibilidade normal do preciso líquido. Aliás, José Zuca considerou que a vila de Catandica tem água suficiente para o consumo, mas são necessários fundos para melhorar o sistema de fornecimento.
Refira-se que m Junho deste ano, o município de Catandica recebeu do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) um material para canalização de água a partir do rio Tulananga, para abastecer quatro bairros numa distância de 2,5 quilómetros. Infelizmente, este trabalho não foi concluído devido à insuficiência da tubagem.
Falta de limpeza do local com vista a garantir a disponibilidade normal do preciso líquido
 
Baixo nível da nascente para a captação do precioso líquido
 
                Má qualidade dos tanques de conservação de água – o que permite desperdícios

Falta de manutenção do sistema - o que permite desperdícios
 
 
Falta de noções técnicas para a conservação da água, uma vez que a conduta principal a partir da nascente está num lugar (em cima e não em baixo) que não permite um bom funcionamento do sistema de abastecimento de água
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário